segunda-feira, 31 de março de 2008
Governo do Estado da Paraíba - Programação do Festival Nacional de Artes (Fenart)
O Governo do Estado realizará o XII Festival Nacional de Artes (XII Fenart), de 18 a 26 de abril, em João Pessoa, maior festival de artes do Nordeste. Música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, cultura popular e arte-educação fazem parte da programação, que foi divulgada nesta segunda-feira (31) pelo presidente da Fundação Espaço Cultural, Antônio Alcântara.
Considerado um dos maiores e mais completos eventos do Nordeste, o Festival Nacional de Arte (Fenart), em João Pessoa (PB), chega a sua 12ª edição com grandes atrações e shows exclusivos.
Abre no dia 18 de abril com Arnaldo Antunes cantando sucessos dos Titãs, Tribalistas e de sua carreira solo, acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, e encerra no dia 26 com a cantora Elza Soares, em cartaz nos cinemas brasileiros com o filme ‘Chega de Saudade’, de Laís Bodanzky.
A programação começa sempre às 8h e vai até às 24h. Pela manhã, crianças e adolescentes se integram ao Fenart-Educação. São palestras, peças e shows voltados para estudantes de escolas públicas.
Este ano, o “Voluntários da Pátria” (RJ) é o convidado do Festival para mostrar aos jovens paraibanos que cidadania também se escreve com música, poesia e teatro. O “Voluntários da Pátria” é um grupo de atores, escritores e músicos (entre eles, Tico, da banda de rock Detonautas) que utiliza arte em favor da educação.
À tarde, alguns dos mais renomados escritores, poetas, artistas plásticos, cineastas, teatrólogos, produtores, músicos e jornalistas, dos mais diversos recantos do país, promovem palestras, seminários e oficinas sobre os mais variados temas ligados à produção artística, cultural e mercadológica.
Nomes como Bárbara Heliodoro (RJ), Chacal (RJ), Marçal Aquino (SP), Marcelo Mirisola (SP), Sergio de Carvalho (Companhia do Latão), Luiz Carlos Prestes Filho (RJ), Marcelino Freire (PE), Gil Vicente (PE), Rinaldo Fernandes (MA), Amador Ribeiro Neto, W. J. Solha (PB), Clotilde Tavares (PB), entre outros, estão confirmados para o festival.
Já no Cine Bangüê, metade dos dias de festival está reservada a algumas das mais surpreendentes produções de cinema e vídeo do país. Entre elas, aclamado e premiado pela crítica e público de festivais brasileiros e internacionais, o longa-metragem Estômago, dirigido por Marcos Jorge.
O cinema também será palco para shows do aplaudido Delicatto (RN), do instrumentista Arthur Maia (RJ) e do norte-americano Kenny Brown.
O teatro Paulo Pontes - homenagem da Paraíba a um filho ilustre – recebe alguns dos mais premiados espetáculos do Sudeste e outras tantas produções aplaudidas no Nordeste.
A reconhecida Armazém Cia. de Teatro encena, em João Pessoa, a peça “Toda nudez será castigada”, sob a direção de Paulo de Moraes e que é uma montagem para ‘Vestido de Noiva’, de Nelson Rodrigues.
Dirigido por Gilberto Gawronski, ‘Por Uma Vida Um Pouco Menos Ordinária’, está na programação, incluindo uma oficina com o diretor. Outro destaque do Fenart é o espetáculo ‘Mercadorias e Futuro com Lirovsky’, estrelado pelo vocalista do Cordel do Fogo Encantado (PE), Lirinha, e pela atriz Leandra Leal (RJ), que dirigem e produzem o espetáculo.
O Fenart deste ano também revela como a atual safra do teatro paraibano rende ótimos frutos. Estão na programação espetáculos de diretores consagrados, como a carioca Cristina Streva, que montou na capital paraibana o aclamado ‘Veredas da Salvação’. Márcio Marciano, da renomada Companhia do Latão, é outro diretor acolhido pela cidade que, em troca, deu a João Pessoa o elogiado espetáculo ‘Quebra Quilos’.
Na dança, o Fenart recebe as companhias Cena 11 (SC), que mostra o extraordinário ‘Skinnerbox’, a carioca Laso Cia de Dança (em dose dupla com ‘Relações’ e ‘Caminhos’), o imperdível Ballet de Londrina (que mostra ‘Decalque’) e a paraibana Paralelo Cia de Dança, com o elogiado ‘Malakai’.
Em artes visuais a programação também é extensa. Uma das maiores exposições do Fenart 2008 será o Panorama da Cerâmica Artística, que reunirá artistas plásticos convidados e artesãos do Programa Paraíba em suas mãos.
A arte contemporânea também está em mostra com as exposições “Afetos Roubados no Tempo”, sob a organização de Viga Gordilho e “Achados e perdidos”, do paraibano Luiz Barroso. Mostras de VideoArte completam as expressões contemporâneas no Fenart.
Há ainda o Cena Contemporânea, espaço onde são provocadas reflexões em torno dos principais temas referentes a diversos segmentos artísticos e culturais, atuais e tradicionais.
Um destes momentos será o seminário “Cultura de Raiz”. Realizado pela primeira vez, estará reunindo as mais importantes expressões vivas da cultura popular paraibana.
Estarão juntos, em rara oportunidade, Mestre Zequinha do Cavalo Marinho; Mestre Pirralhinho do Boi de Reis; Dona Teça do Coco, do Coco de Roda Mestre Benedito de Cabedelo; Dona Edith do Coco Caiana dos Crioulos, de Alagoa Grande; Mestre Mane Baixinho da Ciranda do Sol; Dona Odeth de Pilar; e o mestre do Maracatu de Pedras de Fogo.
24.04 – quinta-feira
DANÇA
20:00 h – Teatro Paulo Pontes
Espetáculo: Decalque
Direção e Coreografia: Leonardo Ramos
Ballet de Londrina (PR)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário