quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ponta Grossa tem Mostra Paranaense de Dança a partir de hoje

Publicado em: 16/05/2014 - 00:00 | Atualizado em: 15/05/2014 - 17:37
Das Assessorias
A partir de hoje, até o próximo domingo, dia 18, Ponta Grossa tem mais ritmo e movimento. A cidade recebe a seletiva da Mostra Paranaense de Dança 2014, que contará com a participação de 195 artistas de Ponta Grossa, Curitiba, Irati e Arapoti. A abertura será realizada pelo Balé Teatro Guaíra, que apresenta ‘Caixa de Cores’, de Luiz Fernando Bongiovani, e ‘Predicativo do Sujeito’, de Alex Soares. O espetáculo acontece no hoje, às 20 horas, no Cine Teatro Ópera, é gratuito e aberto ao público em geral. Os interessados devem retirar os convites antecipadamente na Casa da Dança. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3223-3709. Ainda hoje, o Balé Teatro Guaíra fará um espetáculo didático fechado para estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de formar público.
As apresentações da seletiva ocorrem neste sábado e domingo, dias 17 e 18, quando os artistas também poderão participar de oito oficinas gratuitas.  O encerramento, no dia 18, também no Cine Teatro Ópera, às 18 horas, ficará por conta da EF Jazz Company, de Curitiba, sob direção de Eliane Fetzer.
Mostra
Coordenada pelos diretores da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), Jorge Schneider e Simone Bönisch, o evento tem o objetivo de divulgar e incentivar a dança desenvolvida no Paraná e estados vizinhos, como também promover a interação entre profissionais e estudantes. A estimativa é reunir dois mil artistas nessa 7ª edição, dos mais diversos estilos de dança e faixa etária.
Além de Ponta Grossa, já aconteceu uma seletiva em Curitiba e serão realizadas outras em Francisco Beltrão, de 30 de maio a primeiro de junho, Apucarana, de 23 a 25 de maio, e União da Vitória, de seis a oito de junho. Os trabalhos aprovados participarão da final nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Guairão, em Curitiba. Os ingressos para as apresentações dos grupos inscritos e da EF Jazz Company estarão à venda no local, duas horas antes do início dos espetáculos, por R$ 8.
Balé
O Balé Teatro Guaíra está em excursão pelo interior do Paraná e algumas capitais brasileiras. Depois de Ponta Grossa, o grupo se apresenta em Apucarana (dia 23), Francisco Beltrão (dia 30), e União da Vitória (dia 6 de junho), também com os dois espetáculos.  Em cada uma das cidades, os bailarinos também realizam uma “Experiência Urbana”, interferência de não mais de 10 minutos em espaços públicos, numa proposta que sempre surpreende a população.
A participação na mostra paranaense da ABABTG prevê, ainda, um espetáculo didático para os grupos da competição, em geral companhias amadoras de dança. A final da mostra será nos dias 27, 28 e 29 de junho em Curitiba; no dia anterior, 26, o Balé Guaíra dança a “Sagração da Primavera”, no Guairão. “Sempre temos de ter muitas obras para oferecer”, comenta a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli, numa referência aos vários convites que o grupo costuma receber.

Abertura conta com apresentação gratuita do Balé Teatro Guaíra, hoje, às 20 horas, no Cine Teatro Ópera

terça-feira, 6 de maio de 2014

Balé Teatro Guaíra é aplaudido de pé no Municipal do Rio


Publicado em 06/05/2014 17:14 9 - Agência de Notícias do Paraná

“Sagração da Primavera”

O Balé Teatro Guaíra dançou a “Sagração da Primavera” na noite de domingo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e foi aplaudido de pé por uma casa completamente lotada. A companhia paranaense dividiu a noite com o grupo paulistano Cisne Negro, como parte do Festival O Boticário na Dança. Nesta quarta-feira, o Balé Guaíra apresenta a mesma obra, de Igor Stravinsky, na Bienal de Dança de Florianópolis. A coreografia é da portuguesa Olga Roriz. 

O Festival O Boticário na Dança reúne algumas das mais importantes companhias do mundo, como o Akram Khan, da Inglaterra; Batsheva Ensemble, de Israel, Louise Lecavalier, do Canadá; Tao Dance Theater, da China; e as nacionais Cisne Negro, de São Paulo; Focus, do Rio; e Primeiro Ato, de Belo Horizonte. 

“Esse festival é importantíssimo porque reúne companhias de primeira linha de todo o mundo; e o Balé Guaíra está entre elas”, comemora a diretora do balé, Cíntia Napoli. Para a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, a força do festival está no amplo panorama que ele revela, reunindo grupos de locais tão diferentes, como a China e Israel, e estilos completamente diferentes. “É imperdível”. 

Em Curitiba, o festival está no grande auditório do Teatro Guaíra até esta quarta-feira. Na terça-feira, a noite fica por conta do Focus Cia. de Dança, do Rio; e na quarta-feira, estará no palco o grupo Batsheva Ensemble, de Israel. 

Diversidade – A Bienal de Dança de Florianópolis está em sua segunda edição. Entre os dias 29 de abril e a próxima quinta-feira, também reúne algumas das principais companhias de dança contemporâneas, retratando um pouco da diversidade da dança cênica no mundo. Entre elas estão a Cie. Toula Limnaios, de Berlim (Alemanha), Cia Druw, de São Paulo; e Quasar Cia de Dança, de Goiânia. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A Sagração da Primavera – 2ª Bienal de Dança de Florianópolis - 29 de abril a 8 de maio de 2014




A Sagração da Primavera – Segunda Semana Bienal de Dança


Quinta, 08/05/2014 às 20h00
A segunda semana da Bienal da Dança termina nesta quinta-feira, com a apresentação de A Sagração da Primavera, de 1913, interpretada pela companhia Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. O espetáculo é marcado tanto pela música do compositor, pianista e maestro russo,Stravinsky, quanto pela coreografia da bailarina portuguesa, Olga Roriz.
Essa coreografia tem como intuito provocar surpresa por sua riqueza harmônica e densidade de ritmos, especialmente pela montagem sofisticada produzida na companhia paranaense.
Durante a Semana, toda programação será gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início de cada espetáculo.
Quinta, 08/05/2014 às 20h00
Ingresso: Gratuito.
Teatro Ademir Rosa | CIC
Avenida Irineu Borhausen, 5.600 - Agronômica

quarta-feira, 30 de abril de 2014




Agência Estadual de Notícias

O interior do Paraná e algumas capitais brasileiras estão no roteiro deste ano do Balé Teatro Guaíra, que sai em excursão já no início de maio. Neste domingo (4), apresenta a "Sagração da Primavera", coreografia da portuguesa Olga Roriz para composição do russo Igor Stravinsky, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, como parte do festival "O Boticário na Dança". Na próxima quinta-feira (8), será a vez de Florianópolis.

O festival "O Boticário na Dança" reúne grandes expressões da dança contemporânea, tanto do Brasil como do exterior, em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. A proposta, além da promoção dos espetáculos, de acordo com os organizadores, é incentivar a formação de plateias.
Neste ano, a segunda edição do evento reúne companhias como Akram Khan, da Inglaterra; Batsheva Ensemble, de Israel, Louise Lecavalier, do Canadá; Tao Dance Theater, da China; e as nacionais Cisne Negro, de São Paulo; Focus, do Rio; e Primeiro Ato, de Belo Horizonte, além do Balé Guaíra. Em Curitiba, as apresentações serão entre os dias 5 e 7 de maio.
INTERIOR - A partir do dia 16 de maio, será a vez do público de várias cidades do interior assistir o Balé Teatro Guaíra, que viaja para participar da Mostra ABABTG (Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra).
Sérgio Vieira/Divulgação
Turnê nacional e internacional passará por Apucarana no próximo dia 23

Em Ponta Grossa (dia 16), Apucarana (dia 23), Francisco Beltrão (dia 30), e União da Vitória (dia 6 de junho), a companhia apresenta duas peças: Predicativo do Sujeito, coreografia de Alex Soares, e Caixa de Cores, de Luiz Fernando Bongiovanni.
Em cada uma das cidades, os bailarinos também realizam uma "Experiência Urbana", interferência de não mais de 10 minutos em espaços públicos, numa proposta que sempre surpreende a população.
A participação na mostra paranaense da ABABTG prevê, ainda, um espetáculo didático para os grupos da competição, em geral companhias amadoras de dança. A final da mostra será nos dias 27, 28 e 29 de junho em Curitiba; no dia anterior, 26, o Balé Guaíra dança a "Sagração da Primavera", no Guairão.
"Sempre temos de ter muitas obras para oferecer", comenta a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli, numa referência aos vários convites que o grupo costuma receber.
A "Sagração da Primavera", por exemplo, deve ser levada também para Goiânia, no Festival Paralelo 16º; e uma versão de 27 minutos do "Predicativo do Sujeito" será apresentada em Corumbá (MS), a convite da Prefeitura local.
De acordo com a diretora, é preciso ainda que uma companhia de dança tenha opções com diferentes duração de tempo. Em algumas situações, eles atuam em noites compartilhadas, o que exige versões mais curtas das peças. "Temos de ter trabalhos para atender diferentes públicos".
COMPANHIAS PÚBLICAS – O segundo semestre deste ano também vai ser movimentado para a companhia de dança do Guaíra. Em agosto acontece a estreia de "Cinderela", peça que está sendo desenvolvida pelo coreógrafo espanhol Gustavo Sansano, ex-diretor artístico de Luna Negra Dance Theater, de Chicago (EUA).
O clássico conto infantil foi ambientado nos anos 50/60 do século passado e recebeu cenários do também espanhol Luis Crespo. A música reúne Rossini, Strauss e Prokofiev.
Para novembro está programado o "Encontro de Cias. Públicas", em comemoração aos 45 anos do Balé Guaíra. Uma vasta programação deve reunir, com patrocínio da Volvo, companhias de Minas (Palácio das Artes, de Belo Horizonte), São Paulo (Balé da Cidade), Espírito Santo (Cia. de Ballet da Cidade de Niterói), Amazonas (Corpo de Dança) e Bahia (Balé Teatro Castro Alves, de Salvador). Ao lado do Balé Guaíra e da companhia G2, também do Centro Cultural Teatro Guaíra, os grupos vão promover apresentações e discutir políticas culturais e a formação de plateias.
Neste período, de 13 a 16 de novembro, serão realizadas ainda experiências urbanas e apresentações em escolas. Como desdobramento, o Balé Teatro Guaíra fará apresentações em cada uma das capitais que está mandando companhias para o encontro. Para a abertura do evento está prevista a reapresentação de "Cinderela".

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bienal de Dança de Florianópolis / 2014



A Secretaria de Cultura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes, realiza a segunda edição da BIENAL DE DANÇA DE FLORIANÓPOLIS convidando grupos reconhecidos que têm repertório representativo do cenário da dança do século XX à contemporaneidade. Neste contexto, a Fundação Cultural de Florianópolis pretende nutrir a capital catarinense com apresentações artísticas de grupos de dança que são referência no Brasil, retratando um pouco da diversidade da dança cênica no mundo. 

Com o intuito de se confirmar no calendário cultural da cidade, a Bienal de Dança inicia em 29 de abril, Dia Internacional da Dança. Instituída pela UNESCO no dia de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), e celebrada mundialmente, a data pretende dar visibilidade à dança, lembrando sua importância e demandas. 

2ª Bienal de Dança de Florianópolis29 de abril a 8 de maio de 2014


EVENTO GRATUITO

Informações: (48) 3324-1415
Agendamento de instituições de ensino deve ser feito pelo e-mail
educativoffc@gmail.com

PROGRAMAÇÃO


  • 29 de abril (terça)

20h – Anderland
           Cie. Toula Limnaios (Berlim /Alemanha)
           Duração: 1h10min. Classificação: 14 anos
           Teatro Governador Pedro Ivo – Saco Grande


  • 30 de abril (quarta)

20h – Vídeopalestra: Demonstrações de Leituras
           Cie. Toula Limnaios (Berlim /Alemanha)
           Duração: 2h. Aberta para interessados no tema
           Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição


  • 1º de maio (quinta)

9h às 12h – Workshop: Dança Contemporânea e Composição
                      Cie. Toula Limnaios (Berlim /Alemanha)
                      Duração: 3h. Vagas limitadas
                      Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição

OBS: A Cie. Toula Limnaios realiza turnê pelo Brasil a convite do Goethe-Institut, dentro do projeto Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014 


  • 6 de maio (terça)

15h – Vídeopalestra: 101 anos da Sagração da Primavera
           Prof. Dra. Vera Torres / CDS-UFSC (Florianópolis/SC)
           Duração: 1h. Classificação: 14 anos
           Fundação Cultural Badesc – Centro

17h – Vídeo: Le Sacre Du Printemps – Frühlingsopfer
            (Direção: Pina Bausch e Pit Weyrich, 1978)
            Duração: 36min. Classificação: 14 anos
            Fundação Cultural Badesc – Centro

20h – Carta de Amor ao Inimigo / Grupo Cena 11
           (Florianópolis/SC)
         Duração: 1h10min. Classificação: 14 anos
           Teatro Ademir Rosa – Agronômica


  • 7 de maio (quarta)

 20h – No Singular
           Quasar Cia de Dança (Goiânia/GO)
            Duração: 1h10. Classificação: Livre
           Teatro Governador Pedro Ivo – Saco Grande


  • 8 de maio (quinta)

9h30 e 14h30 – Girassóis
             Cia Druw (São Paulo/SP)
             Duração: 1h. Classificação: Livre
             Teatro Álvaro de Carvalho – Centro

20h – A Sagração da Primavera
          Balé Teatro Guaíra (Curitiba/PR)
          Duração: 40min. Classificação: acima de 7 anos
          Teatro Ademir Rosa – Agronômica

segunda-feira, 17 de março de 2014

PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL O BOTICÁRIO NA DANÇA

De 29 de abril a 8 de maio, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e, pela primeira vez, Recife, recebem o Festival O Boticário na Dança, que chega à sua segunda edição este ano. Parte da plataforma de patrocínio de O Boticário, a estreia acontece na capital paulista, com o espetáculo iTMOi, da renomada companhia inglesa Akram Khan.
Além da companhia inglesa, fazem parte da programação a israelense Batsheva Ensemble, duas montagens do grupo chinêsTAO Dance Theater e a bailarina canadense Louise Lecavalier – todos com espetáculos inéditos no país. Quatro grupos brasileiros de diferentes regiões do país completam a programação do que há de melhor na dança nacional: a companhiaFocus, do Rio de Janeiro (com duas montagens), Cisne Negro, de São Paulo, Primeiro Ato, de Minas Gerais, e o Balé Teatro Guaíra, de Curitiba.
Produzido em parceria com a Dueto Produções, o Festival é realizado com recursos das leis de Incentivo Federal e Estadual do Rio de Janeiro e traz um panorama da diversidade da arte no mundo. “Mais uma vez, a curadoria internacional do festival foca em trabalhos artísticos relevantes dentro do panorama mundial da dança contemporânea. Com companhias de origens distintas e estilos inteiramente diversos, será uma rara e fecunda oportunidade para o público e profissionais de dança”, diz a diretora da Dueto, Monique Gardenberg. O evento tem como curadores Sheyla Costa (nacional) e Dieter Jaenicke (internacional).
A programação completa do Festival O Boticário na Dança você confere aqui.
Serviço:
Festival O Boticário na Dança 2014
São Paulo-SP
Data: 29 de abril a 4 de maio
Horário: 21 horas
Local: Auditório Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera
Ingressos: R$ 20. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do auditório ou pelo site www.ingressos.com.br
Informações: (11) 4003-2330 (capitais e regiões metropolitanas)
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Espetáculo aberto ao público no Parque Ibirapuera, dia 4, a partir das 18 horas.
Rio de Janeiro-RJ
Data: 30 de abril a 4 de maio
Horário: 21 horas
Local: Theatro Municipal - Praça Marechal Floriano, s/n – Centro
Ingressos: de R$ 10 a R$ 60. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingressos.com.br
Informações: Rio de janeiro – (21) 4003-2330 (capitais e regiões metropolitanas)
Importante: a administração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro proíbe a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga, bem como chinelos (exceto para crianças até 10 anos).
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Curitiba-PR
Data: 5 a 7 de maio
Horário: 21 horas
Local: Teatro Guaíra
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 971 – Centro
Ingressos: de R$ 20 a R$ 60. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site www.tguaira.pr.gov.br
Informações: (41) 3304-7900 ou (41) 3304-7999
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Recife-PE
Data: 7 e 8 de maio
Horário: 21 horas
Local: Teatro de Santa Isabel
Endereço: Praça da República, s/n – Bairro de Santo Antônio
Ingressos: R$ 60
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Informação à imprensa:
RPM Comunicação
Coordenação: Érica Avelar
erica@rpmcom.com.br – Tel.: (21) 3478-7437 / 98272-2337
Atendimento: Ana Duék
anaduek@rpmcom.com.br – Tel.: (21) 3478-7435
Assessoria de Imprensa (interna)
Atendimento/Institucional: Cinthia Scheffer
cinthials@grupoboticario.com.br - Tel.: (41) 3375-9303 / 8865-8545
Coordenação: Estela Matsumoto
matsumotoe@grupoboticario.com.br – Tel: (41) 3381-7041 / 8882-5678

segunda-feira, 3 de março de 2014

Cinderela “espanhola” no Guaíra / Gazeta do Povo - Caderno G - ISADORA RUPP

Cinderela “espanhola” no Guaíra

Espetáculo que ganha os palcos do teatro em agosto é parte das comemorações dos 45 anos da companhia de balé e será concebido por coreógrafo espanhol
Publicado em 03/03/2014 | 
O ano de 2014 será para o balé no Teatro Guaíra. Em agosto, estreia o espetáculo Cinderela, cuja criação será do coreógrafo espanhol Gustavo Ramirez Sansano, que já dirigiu companhias como a Luna Negra Dance Theater, de Nova York. Ele chega em Curitiba para a concepção do espetáculo logo depois do carnaval. A montagem integra parte das comemorações de 45 anos do Balé Guaíra.
“Sansano tem um trabalho lindo, com movimentos contemporâneos muito delicados. A gente quer que a coreografia seja um presente para a cidade”, diz a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. Será a primeira montagem de Sansano, que tem experiência em usar temas clássicos na dança contemporânea, usando a história de um dos contos de fada mais populares do mundo. Sua adaptação de Dom Quixote, Quixoteland, de 2011, foi muito elogiada pela crítica.
Daniel Castellano/Gazeta do Povo; Design/ Guilherme Paixão; Tratamento de Imagem/ Edilson de Freitas
Daniel Castellano/Gazeta do Povo; Design/ Guilherme Paixão; Tratamento de Imagem/ Edilson de Freitas / Ampliar imagem
Internacional
É possível que o Balé Guaíra também leve Sagração para Paris, em julho, na Bienal de Dança Seine. A iniciativa da prefeitura da capital francesa é apresentar um recorte da produção contemporânea brasileira de dança, com apresentações ao ar livre, nas margens do Rio Sena. A companhia já está na programação no site do evento, mas o balé ainda precisa conseguir patrocínio para comprar as passagens.
De acordo com a diretora do Balé Guaíra, Cintia Napoli, a sugestão de usar a história de Cinderela foi do próprio Sansano, que esteve em Curitiba no ano passado para conversar sobre a proposta e conhecer os bailarinos. Cintia teve contato com o trabalho do espanhol por meio do coreógrafo Alex Soares, que concebeu a montagem Predicativo do Sujeito, apresentada em 2013. “O Gustavo tem um trabalho lindíssimo e super atual, além de entender muito sobre a dinâmica de uma companhia. Tem muita afinidade com o que buscamos, com trabalhos contemporâneos de consistência.”
Nas escolas
O projeto recebeu apoio financeiro da Copel e do Boticário – o Balé Guaíra foi uma das companhias apoiadas pela empresa por meio do edital O Boticário na Dança – e prevê dez apresentações no Guairão, além de outras específicas para escolas. Em resumo, o público irá assistir a uma versão contemporânea de Cinderela. “Ele vai utilizar as músicas originais, mas com um vocabulário que não é a dança clássica, o que interessa muito ao Guaíra. Nesse momento, o melhor da companhia é a dança contemporânea, foco do trabalho do Gustavo,” diz Cintia.
Monica acredita que a mistura de clássico e popular ajudará a angariar público, principalmente pelo respaldo que o teatro teve com montagens conhecidas. No fim de 2013, a escola do balé do teatro se apresentou no Guairão com O Quebra Nozes, e teve casa cheia todos os dias. “Cinderela já está no imaginário das pessoas. Será grandioso”, salienta.
Mais novidades
Além de Cinderela, em novembro o Guaíra realizará um encontro com companhias públicas de vários estados brasileiros, outra ação para festejar o aniversário do balé. Além de apresentações, haverá aulas e debates sobre políticas culturais.
O Balé Guaíra também vai rodar mais em 2014. Em maio, a companhia mostra A Sagração da Primavera (montagem de 2012, dirigida por Olga Roriz) no Rio de Janeiro, durante a segunda edição do Festival O Boticário na Dança – a programação completa será divulgada ainda nesta semana. “É um festival que teve companhias bem conceituadas, será muito prazeroso fazer parte dele”, destaca Cintia. Na sequência, o espetáculo será apresentado na Bienal Internacional de Dança de Florianópolis e no Paralelo 16º – Mostra de Dança Contemporânea, em Goiânia.