quinta-feira, 29 de maio de 2014
quinta-feira, 15 de maio de 2014
Ponta Grossa tem Mostra Paranaense de Dança a partir de hoje
Publicado em: 16/05/2014 - 00:00 | Atualizado em: 15/05/2014 - 17:37
Das Assessorias
A partir de hoje, até o próximo domingo, dia 18, Ponta Grossa tem mais ritmo e movimento. A cidade recebe a seletiva da Mostra Paranaense de Dança 2014, que contará com a participação de 195 artistas de Ponta Grossa, Curitiba, Irati e Arapoti. A abertura será realizada pelo Balé Teatro Guaíra, que apresenta ‘Caixa de Cores’, de Luiz Fernando Bongiovani, e ‘Predicativo do Sujeito’, de Alex Soares. O espetáculo acontece no hoje, às 20 horas, no Cine Teatro Ópera, é gratuito e aberto ao público em geral. Os interessados devem retirar os convites antecipadamente na Casa da Dança. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3223-3709. Ainda hoje, o Balé Teatro Guaíra fará um espetáculo didático fechado para estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de formar público.
As apresentações da seletiva ocorrem neste sábado e domingo, dias 17 e 18, quando os artistas também poderão participar de oito oficinas gratuitas. O encerramento, no dia 18, também no Cine Teatro Ópera, às 18 horas, ficará por conta da EF Jazz Company, de Curitiba, sob direção de Eliane Fetzer.
Mostra
Coordenada pelos diretores da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), Jorge Schneider e Simone Bönisch, o evento tem o objetivo de divulgar e incentivar a dança desenvolvida no Paraná e estados vizinhos, como também promover a interação entre profissionais e estudantes. A estimativa é reunir dois mil artistas nessa 7ª edição, dos mais diversos estilos de dança e faixa etária.
Além de Ponta Grossa, já aconteceu uma seletiva em Curitiba e serão realizadas outras em Francisco Beltrão, de 30 de maio a primeiro de junho, Apucarana, de 23 a 25 de maio, e União da Vitória, de seis a oito de junho. Os trabalhos aprovados participarão da final nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Guairão, em Curitiba. Os ingressos para as apresentações dos grupos inscritos e da EF Jazz Company estarão à venda no local, duas horas antes do início dos espetáculos, por R$ 8.
Balé
O Balé Teatro Guaíra está em excursão pelo interior do Paraná e algumas capitais brasileiras. Depois de Ponta Grossa, o grupo se apresenta em Apucarana (dia 23), Francisco Beltrão (dia 30), e União da Vitória (dia 6 de junho), também com os dois espetáculos. Em cada uma das cidades, os bailarinos também realizam uma “Experiência Urbana”, interferência de não mais de 10 minutos em espaços públicos, numa proposta que sempre surpreende a população.
A participação na mostra paranaense da ABABTG prevê, ainda, um espetáculo didático para os grupos da competição, em geral companhias amadoras de dança. A final da mostra será nos dias 27, 28 e 29 de junho em Curitiba; no dia anterior, 26, o Balé Guaíra dança a “Sagração da Primavera”, no Guairão. “Sempre temos de ter muitas obras para oferecer”, comenta a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli, numa referência aos vários convites que o grupo costuma receber.
Abertura conta com apresentação gratuita do Balé Teatro Guaíra, hoje, às 20 horas, no Cine Teatro Ópera
|
terça-feira, 6 de maio de 2014
Balé Teatro Guaíra é aplaudido de pé no Municipal do Rio
Publicado em 06/05/2014 17:14 9 - Agência de Notícias do Paraná
“Sagração da Primavera”
O Balé Teatro Guaíra dançou a “Sagração da Primavera” na noite de domingo no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e foi aplaudido de pé por uma casa completamente lotada. A companhia paranaense dividiu a noite com o grupo paulistano Cisne Negro, como parte do Festival O Boticário na Dança. Nesta quarta-feira, o Balé Guaíra apresenta a mesma obra, de Igor Stravinsky, na Bienal de Dança de Florianópolis. A coreografia é da portuguesa Olga Roriz.
O Festival O Boticário na Dança reúne algumas das mais importantes companhias do mundo, como o Akram Khan, da Inglaterra; Batsheva Ensemble, de Israel, Louise Lecavalier, do Canadá; Tao Dance Theater, da China; e as nacionais Cisne Negro, de São Paulo; Focus, do Rio; e Primeiro Ato, de Belo Horizonte.
“Esse festival é importantíssimo porque reúne companhias de primeira linha de todo o mundo; e o Balé Guaíra está entre elas”, comemora a diretora do balé, Cíntia Napoli. Para a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, a força do festival está no amplo panorama que ele revela, reunindo grupos de locais tão diferentes, como a China e Israel, e estilos completamente diferentes. “É imperdível”.
Em Curitiba, o festival está no grande auditório do Teatro Guaíra até esta quarta-feira. Na terça-feira, a noite fica por conta do Focus Cia. de Dança, do Rio; e na quarta-feira, estará no palco o grupo Batsheva Ensemble, de Israel.
Diversidade – A Bienal de Dança de Florianópolis está em sua segunda edição. Entre os dias 29 de abril e a próxima quinta-feira, também reúne algumas das principais companhias de dança contemporâneas, retratando um pouco da diversidade da dança cênica no mundo. Entre elas estão a Cie. Toula Limnaios, de Berlim (Alemanha), Cia Druw, de São Paulo; e Quasar Cia de Dança, de Goiânia.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr
segunda-feira, 5 de maio de 2014
A Sagração da Primavera – 2ª Bienal de Dança de Florianópolis - 29 de abril a 8 de maio de 2014
A Sagração da Primavera – Segunda Semana Bienal de Dança
Quinta, 08/05/2014 às 20h00
A segunda semana da Bienal da Dança termina nesta quinta-feira, com a apresentação de A Sagração da Primavera, de 1913, interpretada pela companhia Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. O espetáculo é marcado tanto pela música do compositor, pianista e maestro russo,Stravinsky, quanto pela coreografia da bailarina portuguesa, Olga Roriz.
Quinta, 08/05/2014 às 20h00
Ingresso: Gratuito.
Teatro Ademir Rosa | CIC
Avenida Irineu Borhausen, 5.600 - Agronômica
Avenida Irineu Borhausen, 5.600 - Agronômica
Assinar:
Postagens (Atom)