sábado, 29 de dezembro de 2018

Balé Teatro Guaíra fez 29 apresentações em 2018

O Balé Teatro Guaíra encerrou 2018 com 29 apresentações e público total de 32,9 mil espectadores. O principal projeto da companhia foi a montagem de O Lago dos Cisnes, que se tornou um dos maiores sucessos da história do BTG. Foram 13 sessões com ingressos esgotados. Além disso, o público pôde participar da Mostra Curta BTG Guairão do Avesso, em que bailarinos e espectadores partilham o palco.

Outra iniciativa de sucesso foi a participação do BTG em uma série de apresentações de Carmen para professores e diretores de escolas públicas do Paraná. O Seminário Gestão em Foco 2018 foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Foram cinco apresentações entre 13 de agosto e 17 de setembro, com público de cerca de 2,4 mil participantes. 

Em 2019, o BTG completa 50 anos e haverá uma programação especial para celebrar a data. 


Balanço:
Entre 2015 e 2018 o BTG apresentou 11 coreografias, com um público total de 98,2 mil espectadores. Três delas (Romeu e Julieta, Carmen e O Lago dos Cisnes) tiveram a direção de Luiz Fernando Bongiovanni, que recebeu em 2018 o prêmio de melhor coreógrafo do Brasil segundo o Conselho Brasileiro de Dança. Essas três releituras de grandes clássicos do balé se inserem no projeto de democratização do acesso à cultura e formação de plateia implantado pelo CCTG e pela SEEC. Para O Lago dos Cisnes, por exemplo, foram abertas duas sessões extras em função do sucesso de público.


Veja algumas coreografias do BTG

Cinderela
Em 2015, o BTG apresentou o espetáculo Cinderela para comemorar os 45 anos do grupo. A obra foi baseada no clássico conto dos Irmãos Grimm e contou com coreografia do espanhol Gustavo Ramirez Sansano, que ambientou os cenários e os figurinos inspirados nas décadas de 1950 e 1960.

Romeu e Julieta 
Uma nova versão da coreografia de 2008 foi apresentada em 2015 e 2016. Houve redução de duas para uma hora de duração e o cenário foi remodelado para ser transportado mais facilmente nas viagens para o interior. O espetáculo estreou na abertura do 1º Festival de Dança de Toledo em 2015. 

Carmen 
O espetáculo foi montado em 2016 pelo BTG e conta a trágica história de amor entre um soldado e uma cigana na Espanha do século XIX. Em 2017, foi reapresentado com a nova composição do balé, formado pelos recém-contratados. 

O Lago dos Cisnes 
Grande sucesso de público, o espetáculo teve todos os ingressos de 2018, incluindo as duas sessões extras, esgotados dias antes da estreia. O balé mais dançado do mundo ganhou uma versão com toques de modernidade, como a chuva no palco do Guairão.

http://www.teatroguaira.pr.gov.br

terça-feira, 10 de julho de 2018

"Balé Teatro Guaíra - Lago dos Cisnes"

"Em junho de 2018 o grupo de Balé Teatro Guaíra vai apresentar uma releitura de O Lago dos Cisnes, uma das peças mais marcantes do balé clássico mundial. O BTG apresenta esse clássico numa versão contemporânea acompanhado pela orquestra sinfônica, peça inédita até hoje no Brasil. Os ingresoss já tinham esgotado, mas a produção abriu duas novas sessões nos dias 14 e 15 de julho. Os ingressos começam a ser vendidos na sexta (29 de julho), a partir das 10h.

Na história, um príncipe é estimulado pela mãe a escolher uma nova esposa entre as convidadas de um grande baile. Ele descobre que os belos cisnes de um grupo que encontra em um lago são princesas enfeitiçadas por um poderoso mago, e que elas voltam à forma humana apenas durante as noites. O príncipe se apaixona por uma delas e deseja torná-la sua mulher, mas é enganado pelo mago e pela filha dele, o cisne negro.

A estreia do espetáculo foi em 1877, no Teatro Bolshoi, com coreografia elaborada por Julius Reisinger a partir de uma composição encomendada a Tchaikovsky, autor de outras obras, como o balé “O Quebra Nozes” (1892). Uma das razões do sucesso é a capacidade da montagem em articular a fantástica melodia elaborada pelo autor com dança e interpretação dos bailarinos.

O coreógrafo responsável pela releitura é Luiz Fernando Bongiovanni."
Leia mais em: https://guia.gazetadopovo.com.br/pecas/bale-teatro-guaira-apresenta-lago-dos-cisnes-em-junho-2018/

Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Balé Teatro Guaíra abre festival Vivadança nesta quinta no TCA

O Vivadança Festival Internacional chega à sua 12ª edição entre 19 e 29 de abril ocupando teatros, espaços alternativos e ruas de Salvador. A abertura será nesta quinta-feira (19), às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves, com o espetáculo “Carmen”, do Balé Teatro Gaíra. Drama clássico de amor e ódio ambientado na Sevilha do século XIX, a montagem conta com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, a partir das composições de Georges Bizet e Rodion Shchedrin. Além deste espetáculo, o festival terá uma programação variada, incluindo trabalhos de artistas do Brasil, Espanha, Costa Rica, Argentina, Colômbia, França, Israel, Polônia, Equador e México.  “A 12ª edição do VIVADANÇA é marcada mais uma vez pela diversidade e parceria. No momento atual do país, e do mundo, torna-se fundamental promover encontros através da arte. Unir, nesses encontros pessoas de outras culturas, amplia ainda mais nossa visão sobre questões comuns. O festival segue firme sendo ponto de energização para futuros desdobramentos e espaço de liberdade para as ricas diferenças da contemporaneidade”, avalia a diretora, curadora e coreógrafa Cristina Castro.

Bahia Notícias / Cultura