terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ballet de Londrina consolida técnica e beleza em Decalque


Marília /SP

A sensação é de que o corpo quebra, surgem momentos explosivos, densos, outros mais leves. O som penetra pelos pés. Aos poucos se reaviva na memória a história de Romeu e Julieta, mas não pelos personagens e sim pela força e sutiliza dos movimentos dos bailarinos do Ballet de Londrina. Em cena, “Decalque”, aclamado pela crítica.

“Decalque”, com coreografia de Leonardo Ramos, traz a música “Romeu e Julieta” de Sergei Prokofiev (1936), centrando foco nos movimentos e não precisamente na história de amor criada por William Shakespeare. O espetáculo está em cartaz no Teatro Funcart (Rua Souza Naves, 2.380, Londrina/PR), aos sábados e domingos, às 20h, durante todo o mês de setembro.

O diretor e coreógrafo Leonardo Ramos conta que a força delicada do espetáculo veio de um trabalho de fortalecimento muscular, exercícios em movimentos, a singularidade autoral, a construção de uma identidade, tudo é notado em “Decalque”.

Da música narrativa de Prokofiev, ele abstraiu os movimentos que ora imobilizam. O som muito bem trabalhado penetra pelos pés, mexe com o emocional. Leonardo Ramos diz que esta foi uma investigação complicada. Mas, para o público fica a beleza e leveza da obra trabalhada por ele. Até o silêncio compõe determinadas cenas e o público contribui.

O diretor fez um “decalque” da obra para o corpo do bailarino e descobriu outro, o da memória da platéia. Nada de trágico amor de Romeu e Julieta.

A contemporaneidade da produção de Leonardo Ramos começa pela entrada dos bailarinos, andando pelas mãos. Eles se movimentam com os cotovelos, joelhos, quadris. Figurino simples, cabeças raspadas, movimentos acrobáticos mas sutis. Está marcada a personalidade, a essência da obra.

O diretor acredita que este é o espetáculo dos 15 anos da companhia. Antes de estrear a temporada oficial, “Decalque” foi apresentado no Filo 2007(Festival Internacional de Londrina), no mês de junho. Depois seguiu para Piracicaba, onde foi apresentado no Teatro Dr. Losso Neto, e para São Paulo, onde esteve em cartaz no Teatro da Dança (antigo Teatro Itália).

No programa do espetáculo o registro: “o enredo, a história, todas as suas possíveis variantes são de domínio da imensa maioria. Deixamos de lado a função de narradores de histórias e nos ocupamos em achar, no corpo, no movimento, na dança, um modo de ‘contar’ algumas emoções de Romeu e Julieta de Shakespeare.”

No elenco: Alessandra Menegazzo, Alexandro Micale, Bruna Martins, Carina Corte, Cláudio de Souza, José Maria, Juliana Rodrigues, Luciana Lupi, Marciano Boletti e Viviane Terrenta.

Nenhum comentário: