sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Balé Guaíra retoma seu Romeu e Julieta, com direito a acompanhamento da OSP










Mais de 13 mil pessoas já assistiram à Orquestra Sinfônica do Paraná e Balé Guaíra no bailado Romeu e Julieta, na temporada anterior


O bailado de um amor trágico

O Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) voltam a se encontrar neste final de semana para reapresentar um belo espetáculo. A história criada por William Shakespeare sobre o romance de fim trágico dos jovens Romeu e Julieta, tem novas sessões neste sábado e domingo, com regência, desta vez, do maestro titular, Alessandro Sangiorgi.

A retomada da temporada é o reflexo da boa receptividade que o espetáculo teve anteriormente, quando uma enorme fila de pessoas interessadas em garantir seu ingresso se formaram - e ainda teve quem não cosneguisse entrar. Nas dez apresentações, mais de 13 mil pessoas prestigiaram a montagem da tragédia das famílias Montéccio e Capuleto, que exige uma equipe de mais de 200 pessoas trabalhando puxado para que tudo saia perfeito.

Para se ter uma idéia, os cenários para a coreografia - assinada por Luis Fernando Bongiovanni, com música de Sergei Prokofiev, iluminação e cenários de Carlos Kur e Cleverson Cavalheiro e figurinos de Paulinho Maia - exigiram duas toneladas de barras de ferro para serem montadas. Para os figurinos, só de miçangas e paetês, foram cinco quilos.

A joven amante é vivida pela bailarina Alessandra Lange, e seu amor ganha vida em Fábio Valladão. A tragédia, uma das mais conhecidas e encenadas no mundo, se passa em Verona, entre dois adolescentes de famílias rivais que vivem em pé de guerra.

Os constantes conflitos entre elas causam desordem na cidade e provocam a ira do Príncipe, que determina severa punição aos envolvidos. Romeu Montecchio em uma festa de máscaras, se apaixona por uma jovem que, depois saberá, é da família inimiga. Iniciam o romance proibido, marcam um casamento secreto, mas em uma briga da qual não queria participar , Romeu acaba matando um primo de Julieta e é banido da cidade. Os pais de Julieta marcam seu casamento com outro homem e ela aceita tomar um veneno para simular sua morte e tentar ficar livre. Mas, seu amado não recebe a carta que o avisava da trama e, acreditando em sua morte, toma o veneno e morre, mesmo. Julieta, desesperada também se mata em seguida.

Serviço
O que: Romeu e Julieta. Com Orquestra Sinfônica do Paraná e Bale Guaíra. Quando: Dias 16 às 20h30 e 17 às 18h. Quanto: R$40 e R$30. Onde: Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/n).

Nenhum comentário: