quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mostra de dança do Balé Guaíra fará seletiva em Francisco Beltrão




Na abertura, dia 19, o corpo de baile do Balé Guaíra se apresenta no Espaço da Arte. Dias 20 e 21 haverá oficinas e seletivas com bailarinos da região.

Francisco Beltrão vai respirar dança nos dias 19, 20 e 21 de junho. A cidade vai ser uma das sedes das seletivas da 2ª Mostra de Dança da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra. Além de Beltrão, as seletivas acontecem em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e União da Vitória. A abertura da mostra, na noite de sexta-feira, dia 19, vai trazer ao palco do Espaço da Arte os bailarinos da companhia de balé clássico do Guaíra. Nos dias 20 e 21 é a vez dos artistas da região e Francisco Beltrão mostrarem sua arte. Cada grupo poderá apresentar até quatro trabalhos, não ultrapassando 12 minutos de espetáculo.

Os melhores trabalhos apresentados serão selecionados para a mostra final em Curitiba. De acordo com Mirna Pécoits, diretora do Centro de Artes Ballet Mirna Pécoits, a avaliação será rigorosa, e apenas os trabalhos com nota superior a nove irão se apresentar na capital. “A expectativa é boa, pois nosso foco sempre foi desempenhar um trabalho profissional. No entanto, já adiantei às meninas que recebam bem qualquer que seja o resultado”, salientou Mirna.

Durante a tarde, o Espaço da Arte vai se transformar em escola de dança. As oficinas, ministradas por professores do Balé Guaíra, são as oportunidades de bailarinos e coreógrafos aprenderem novas técnicas de dança. Mirna apontou o evento como uma grande vitrine de novos talentos. Segundo a professora, a possibilidade de dançar com bailarinos consagrados pelo Guaíra é um grande aprendizado.

Para a diretora do Departamento de Cultura, Tânia Penso Ghedin, Francisco Beltrão deu um passo à frente na valorização dos artistas. “O Sudoeste pode ganhar grande notoriedade em todo o Estado se nossos bailarinos forem descobertos através desta mostra. Com certeza, teremos artistas selecionados para se apresentar na capital”, ressaltou a diretora.

Francisco Beltrão vive a dança

Nos três dias da mostra, a cidade vai receber visitantes de todo o Estado. Bailarinos de Foz do Iguaçu já confirmaram presença na seletiva beltronense. Segundo Tânia, além de fortalecer o trabalho dos dançarinos, a mostra vai colocar o município na rota dos festivais. “Temos um teatro com infraestrutura para receber espetáculos de grande porte, como esta mostra do Guaíra, um evento inédito para nossa comunidade. Isso já demonstra o quanto o município tem apoiado a arte e incentivado nossos artistas.”

Nenhum comentário: