sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Amanhã, ópera e balé no Centro Cultural de Umuarama
Neste sábado, às 20:30 horas, será apresentada a Ópera “Bastião e Bastiana”, no palco do Centro Cultural de Umuarama. E no domingo, a partir das 19:30 horas, o balé “A Sagração da Primavera”. A entrada é franca ao público, sem nem mesmo necessária a retirada de convites.
Vale frisar que a Companhia Teatro Guaíra iniciou no dia 29 de setembro uma turnê por sete cidades paranaenses, incluindo a Capital da Amizade na rota desses dois espetáculos. A Ópera “Bastião e Bastiana” tem elenco formado pelos cantores Paula Tessarolo (soprano), Hildomas Oliveira (tenor) e Marcos Fernandes (barítono). A apresentação é uma adaptação da obra “Bastien und Bastienne”, de Wolfgang Amadeus Mozart, com direção de Rafael Camargo, direção musical de Denise Sartori e cenário e figurino de Gelson Amaral Gomes. A encenação se passa no cenário campestre de uma aldeia e gira em torno de três personagens: Bastienne (Bastiana), uma pastora de ovelhas, Bastien (Bastião), seu pretendente, e o Sr. Matoso (Colas), o mágico que tenta ajudar os dois jovens a se entenderem.
Já “A Sagração da Primavera” é uma produção da Companhia de Balé Teatro Guaíra e conta com direção e coreografia de Olga Roriz e com música do compositor russo Igor Stravinsky. A obra foi escrita em 1913, com base em um ritual pagão, no qual uma adolescente é sacrificada ao deus da primavera em troca de boas colheitas.
O projeto traz também criações dos bailarinos, que se colocam como propositores e articuladores de experiências artísticas. Ruas, calçadas e prédios servem de ambientação para seus trabalhos. "A idéia é oferecer ao bailarino a oportunidade de uma nova experiência criativa, uma possibilidade de expandir o olhar para o ambiente urbano no contato direto com o público. Uma troca que acontece em tempo real", explica Cintia Nápoli, diretora do Balé Teatro Guaíra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário