sábado, 26 de abril de 2008
Diálogos na horizontal - 26/04/2008
CADERNO B
A Cia. Ballet de Londrina está de volta com a turnê de Decalque, espetáculo que tem única apresentação amanhã (27) em Maceió| CLEVIS OLIVEIRA - Repórter.
Dez bailarinos em cena e a história de um amor não compreendido que, embora tenha atravessado os séculos, manteve sua capacidade de inquietar até os dias de hoje. Duelos humanos que transitam no território da intolerância, do rancor, da paixão e da morte. Alicerçado de forma subjetiva na tragédia shakesperiana Romeu e Julieta, a Cia. Ballet de Londrina (PR) está percorrendo o Brasil com seu mais recente espetáculo, Decalque.
De volta aos palcos nordestinos, com a turnê de Decalque a companhia comemora seus 15 anos de estrada e reafirma sua importância no cenário da dança contemporânea fora do eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte.
###
Corpo e mente sobre novos eixos
A busca por uma dinâmica física “autoral” é, sem dúvida, a principal marca do espetáculo pontuado pela partitura de Prokofiev. “Queríamos pequenos decalques que remetessem à história nas coreografias, para que o público encontrasse identificações com a obra shakesperiana. Afinal, de alguma maneira todos conhecem algum trecho desse drama épico. Mas o que queremos com esse espetáculo de dança é que os espectadores deixem aflorar essas emoções tão pertinentes da tragédia, como destino, solidão, proibição e paixão. O legal é que não há apenas uma Julieta e um Romeu, mas vários. Os personagens transitam pelos corpos dos bailarinos”, explica o diretor da montagem, Leonardo Ramos.
###
A COMPANHIA
O Ballet de Londrina nasceu em dezembro de 1993, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Londrina, no Paraná, e a Fundação Cultural Artística de Londrina (Funcart). Com vitalidade, vem trilhando uma trajetória em torno das criações de Leonardo Ramos. O grupo traz 20 espetáculos em seu currículo e está em sua nona turnê nacional – até agora foram sete viagens internacionais (a próxima será em junho, para Lima, no Peru, onde será realizada a 20ª edição do Festival Danza Nueva).
Além da companhia propriamente dita – que conta com dez bailarinos e dois estagiários –, o Ballet de Londrina mantém duas escolas e cinco centros de bairro, onde oferece aulas de dança para aproximadamente 800 crianças e jovens. Segundo Ramos, 50% dos bailarinos que integram a companhia foram formados na própria escola.
###
SERVIÇO
O quê: espetáculo Decalque, com a Cia. Ballet de Londrina
Onde e quando: no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió (Rua Celso Piatti, s/n, Jaraguá), em única apresentação, amanhã (27), às 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Informações: 3034-0930 e 9371-2825
///
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário