terça-feira, 6 de maio de 2008
Ballet de Londrina dança Decalque
O Ballet de Londrina apresenta nesta quarta e quinta-feira, em Curitiba, a coreografia Decalque, inspirada no texto Romeu e Julieta, de Shakespeare. A apresentação integra as comemorações de 15 anos de criação do grupo.
Decalque estreou em 2007 no Festival Internacional de Londrina, e conquistou a crítica nacional quando foi apresentado em São Paulo. Em junho participará, pela terceira vez como convidada, do Festival Nueva Danza de Lima (Peru).
Para comemorar os 15 anos, a companhia iniciou turnê pelo Nordeste, passando por Natal, João Pessoa, Aracajú, Maceió e Salvador. Após Curitiba, seguirá para Ponta Grossa, Florianópolis, Alegrete (RS) e Umuarama.
A companhia montou e apresentou 20 espetáculos de dança contemporânea, fez nove turnês nacionais e sete viagens internacionais. Ao todo foram 400 apresentações para um público aproximado de 100 mil pessoas.
"A qualidade do trabalho e a intensidade da agenda, qualificam o Ballet de Londrina como uma das boas companhias profissionais fora do eixo Rio - São Paulo. Um dos indicadores de reconhecimento do trabalho é o que diz a crítica da área e também os convites para apresentações no exterior, como aconteceu com a participação em vários festivais em Cuba, Peru, Argentina e África", disse o diretor do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos.
A companhia é mantida pela Fundação Cultura Artística de Londrina (FUNCART), organização não governamental cujo principal objetivo é democratizar o acesso à formação e produção cultural de qualidade, através de uma ampla rede de projetos.
Um desses projetos, desenvolvido em estreita ligação com o Ballet de Londrina, é a Escola Municipal de Dança. Muitos integrantes são também professores das mais de 500 crianças de classe média e baixa, que freqüentam o curso de dança clássica, oferecido pela Escola e os cursos de iniciação à dança ministrados em diferentes bairros periféricos de Londrina.
Também criada há 14 anos e coordenada por Leonardo Ramos, a Escola já formou muitos profissionais na área, alguns dos quais integram, hoje, o Ballet de Londrina.
Ao longo dos 14 anos de trabalho ininterrupto, a Cia. tem se caracterizado pela contemporaneidade de sua temática, coesão, qualidade técnica e artística de seu elenco, e aprimoramento da pesquisa de movimento na busca de uma linguagem coreográfica contemporânea própria.
Confira: no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Dias 7 e 8 às 20h30. Ingressos a R$ 10,00 com desconto de 50% para portadores do cartão Teatro Guaíra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário