terça-feira, 6 de maio de 2008

Espetáculo: Ballet de Londrina comemora seus 15 anos






Decalque é o espetáculo que a companhia apresenta amanhã em Curitiba.

Decalque é o espetáculo escolhido pelo Ballet de Londrina para comemorar seus primeiros 15 anos de existência. A coreografia, inspirada em Romeu e Julieta, é atração de hoje e amanhã no Guairinha. Entre seus feitos, o grupo profissional de dança já montou e apresentou 20 espetáculos, fez 9 turnês nacionais e sete viagens internacionais. Ao todo, foram 400 apresentações para um público estimado em 100 mil pessoas.

A montagem Decalque é fruto de uma pesquisa do grupo, iniciada em 2006, quando apresentava o bailado Fale Baixo, cuja proposta principal foi trabalhar os “novos e diferentes eixos de equilíbrio e apoios para locomoção”.

Durante aquele processo, o grupo ouviu a música Romeu e Julieta, de Prokofief, e foi quando veio o insight e a identificação com a pesquisa, que acabou gerando o novo trabalho. A opção por montar este clássico de Shakespeare, no entanto, não se deu pela vontade de contar novamente a já tão conhecida história dos dois jovens amantes de Verona, mas no intuito de usá-la como “substrato para a construção da dança”. O motivo principal nunca foi o tema, mas o movimento que poderia surgir. Assim,a montagem tem um roteiro de movimentos que conduz os personagens/bailarinos a transitarem por um plano onde o físico é exigido ao extremo.

O público, por vezes, encontrará referências claras ao enredo shakespereano, mas isso logo é esquecido, ficando a inteção da companhia de investir no movimento. Também não são dois atores fixos que fazem o casal protagonista. Os bailarinos se revezam nestes papéis nas mais diversas combinações e fragmentos de cena em diferentes momentos. Após a apresentação na capital, a Companhia ainda pass apor Florianópolis, Alegrete, Umuarama, Rio de Janeiro e Lima no Peru.

Serviço
Decalque. Dias 7 e 8, às 20h30. R$10 com desconto de 50% para portadores do cartão Teatro Guaíra. Guairinha (R. Xv de Novembro, s/n).

Nenhum comentário: