sábado, 17 de maio de 2008
Ballet de Londrina mostra Decalque em festival no RS
Depois de 28 dias de apresentação no nordeste, o Ballet de Londrina desembarcou ontem (16) no Rio Grande do Sul para mais uma apresentação do espetáculo Decalque. Neste final de semana os 12 componentes do grupo se apresentam hoje, na cidade de Alegrete, na 21ª edição do Festival Dança Alegre, naquela cidade.
De acordo com o diretor do ballet, Leonardo Ramos, esta é a primeira vez que a companhia mostra o trabalho no sul do país. “Estamos felizes porque o nosso trabalho ultrapassou as fronteiras e podemos divulgar ainda mais a dança desenvolvida aqui”, disse o diretor.
Além da apresentação do espetáculo, Leonardo Ramos também estará ministrando uma oficina de dança. Após a apresentação no Rio Grande o Sul o grupo viaja para o Rio de Janeiro para uma série de apresentações que vão de 12 a 18 de junho.
Todavia, conforme Leonardo Ramos, a grande expectativa esta por conta do XX Festival Danza Nueva, em Lima, no Peru que ocorre em 23 a 29 de junho. O evento, promovido há 20 anos pelo Instituto Cultural Peruano Norte Americano, reúne, anualmente, importantes grupos de dança contemporânea da América Latina, Estados Unidos e Europa. “Há 10 anos atrás estivemos no mesmo festival e foi um grande sucesso. Este ano queremos repetir a dose com Decalque”, ressaltou Ramos.
O espetáculo é repleto de movimentos que exigem uma preparação física extrema dos bailarinos. “Decalque” explora os aspectos universais vividos pelos personagens, como a questão do destino, da solidão, da paixão, da proibição, da morte. “O público, por vezes, encontra referências claras ao enredo, mas isso logo é esquecido, ficando aquilo que foi o motivo da criação: o movimento”, explicou Leonardo Ramos. Segundo o diretor, a idéia é provocar impressões de personagens e situações dramáticas, mais do que apresentar personagens ou desenvolver situações literais.
O Ballet de Londrina recebe investimento da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, e foi criado em dezembro de 1993, fruto de um convênio entre a Prefeitura e Funcart. No mês de abril o grupo realizou uma turnê como o mesmo espetáculo com apresentações nas cidades de Salvador, Maceió, Aracaju, João Pessoa e Natal. Conforme Ramos para este ano, quando a companhia completa 15 anos, estão previstas várias apresentações em outros estados do Brasil. (NC/PML)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário